Bluesky: A Rede Social que Desafia o Twitter

Bluesky logo

A Bluesky, uma inovação de Jack Dorsey, co-fundador do Twitter, desponta como uma rede social descentralizada, desafiando as convenções do cenário digital. Aliás, essa plataforma, lançada em fevereiro de 2023, busca diferenciar-se do Twitter ao adotar uma abordagem descentralizada em sua estrutura. Em um movimento audacioso, a rede social emerge como uma alternativa intrigante no universo das redes sociais, prometendo uma experiência única para seus usuários.

Anteriormente, as redes sociais eram predominantemente centralizadas, concentrando o controle em poucas entidades. Contudo, a Bluesky, ao adotar uma abordagem descentralizada, pretende mudar esse paradigma. Conquanto, essa mudança pode representar um desafio para o status quo, é inegavelmente uma tentativa corajosa de proporcionar maior autonomia aos usuários.

O que é Bluesky?

Idealizada por Jack Dorsey, cofundador do Twitter, a Bluesky se propõe a ser uma rede social descentralizada e de código aberto, onde os usuários têm mais controle sobre suas experiências e dados.

(Bluesky/Divlugação)

O que isso significa?

  • Sem Big Tech no comando: A Bluesky não é controlada por uma única empresa, mas sim por uma comunidade global de desenvolvedores e usuários. Isso garante maior transparência, segurança e resistência à censura.
  • Seu mundo social, suas regras: Diga adeus aos algoritmos opacos que ditam o que você vê. Na Bluesky, você tem total controle sobre seu feed, podendo personalizar quais conteúdos deseja ver e de quem.
  • Conectividade sem fronteiras: A Bluesky é construída sobre o protocolo AT, que permite a interoperabilidade entre diferentes plataformas. Isso significa que você poderá se conectar com amigos em outras redes sociais, mesmo que eles não utilizem a Bluesky.

Imagine uma realidade onde uma comunidade global de usuários e desenvolvedores, e não grandes empresas, controla as redes sociais. Pense na possibilidade de escolher como utilizar seus dados, determinar os algoritmos que influenciam seu feed e decidir quais plataformas usar para se conectar com o mundo.

Essa é a visão por trás da Bluesky, uma plataforma social inovadora que se propõe a construir um ecossistema totalmente descentralizado e de código aberto.

AT Protocol

No coração da Bluesky está o Protocolo AT (Protocolo de Transferência Autenticado). Essa tecnologia inovadora permite:

  • Portabilidade entre contas: Mude de plataforma sem perder seus seguidores, conteúdo ou histórico.
  • Escolha de algoritmos: Personalize seu feed para ver o que realmente importa para você.
  • Interoperabilidade entre redes sociais: Conecte-se com amigos em qualquer plataforma, independentemente de qual plataforma eles usam.

Como entrar na Bluesky?

O destaque inicial sobre a Bluesky reside na necessidade de adquirir um convite para criar uma conta. Esses códigos são disponibilizados aos usuários já registrados a cada quinzena, com base na data de criação dos perfis, e eles têm a liberdade de compartilhar seus convites com quem desejarem.

Com o código em mãos, o interessado pode, ademais, acessar a página de login da Bluesky e optar por “Criar uma nova conta”. É relevante observar que a plataforma apresenta sua interface em inglês, sem tradução/localização para o Brasil.

Anteriormente, no início do processo de criação de conta, é necessário escolher o servidor onde o perfil será hospedado, seja o padrão Bluesky ou outros disponíveis. Entretanto, o usuário recebe a informação de que pode alterar esse servidor a qualquer momento, conferindo maior flexibilidade.

Ainda assim, na tela seguinte, chega o momento de inserir o código de convite. Contudo, se todas as informações estiverem corretas, a tela seguinte exibirá os campos para e-mail de cadastro, senha e data de nascimento.

Assim, a Bluesky proporciona um processo de criação de conta que, embora tenha algumas peculiaridades, busca oferecer aos usuários uma experiência personalizada e controlável. Certamente, a presença de um código de convite adiciona um elemento de exclusividade ao processo, promovendo uma abordagem diferenciada em relação a outras plataformas de redes sociais.

A última etapa consiste em escolher o nome de usuário, finalizando assim o processo de criação da conta na Bluesky.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.